Relatório do banco Nacional de Angola BNA) revela estratégia de concessão confusa que leva a que o crédito bruto ao sector real tenha caído mais de 8% entre Março e Abril de 2023, enquanto o crédito ao sector não financeiro tenha crescido 4,7%
Os dados mostram ainda que o Sector Real, no mês de Abril de 2023, o crédito bruto ao sector real chegou aos 1,03 bilião de kwanzas, representando, uma diminuição de 78,80 mil milhões de kwanzas, cerca de 8.29%, no comparativo ao período homólogo. Aqui destacar que os bancos foram novamente ‘empurrados’ pelo BNA a conceder créditos. Aliás, mais de 873 mil milhões de kwanzas dos créditos foram concedidos no âmbito dos Avisos do BNA de fomento ao sector real, ou seja, quase 85% do total da carteira. Uma evolução que representa um aumento de mais de 272 mil milhões kwanzas, pouco mais de 45% face ao mesmo período de 2022.
Indo ao detalhe, as Indústrias transformadoras receberam até Abril pouco mais de 541 mil milhões de kwanzas, mais de 52% do total do concedido. Destes, mais de 530 mil milhões, portanto, mais de 97% correspondem a créditos concedidos ao abrigo dos Avisos em referência. Por sua vez, a agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca receberam crédito na ordem dos 282 mil milhões de kwanzas, cerca de 27% do total concedido, e aqui, mais uma vez o peso dos Aviso do BNA abriram caminho para 280,73 mil milhões de kwanzas, mais de 99% do total concedido. Acresce a isso que as indústrias extractivas receberam 205,32 mil milhões de kwanzas, mas apenas 19% do total concedido, ou seja, 62,67 mil milhões de Kwanzas re- sultaram de Avisos do BNA.
Dívida do sector público não financeiro
Os dados do Banco Nacional de Angola indicam que o crédito bruto ao sector não financeiro cifrou- se em 4,83 mil milhões de kwanzas, tendo registado um aumento de cerca de 217mil milhões de kwanzas, ou seja, 4,7% face ao período homólogo. Boa parte destes valores, mais de 91% representam dívida de empresas privadas e particulares, mas quase 9% do bolo representam o endividamento do sector público, ou seja, administração e empresas públicas.