Uma comitiva de representantes da Agência de Cooperação Internacional da República da Coreia (KOICA) e das empresas sul-coreanas LG Electronics e Hanwha Ocean, liderada pelo embaixador Kwang-jin Choi, foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas.
A visita ao Porto do Lobito visou constatar as infra-estruturas que dão suporte aos serviços do Corredor do Lobito, com o intuito de reforçar as relações económicas entre as empresas coreanas e angolanas.
Durante o encontro, Celso Rosas manifestou a sua satisfação à delegação sul-coreana pela visita e desponibilizou-se para o reforço das relações com as empresas coreanas.
Na ocasião, o diplomata Kwang-Jin Choi ressaltou que, neste ano, a cooperação entre as duas nações teve um impacto positivo.
“Celebramos 32 anos de cooperação com a visita oficial do Presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, à Coreia em Abril, além da participação de Angola na cúpula Coreia-África em Junho, momentos que foram significativos para fortalecer nossas relações, indicou o embaixador.
A República da Coreia destaca-se principalmente por suas tecnologias, especialmente na área de produção de energia solar.
No final da visita, Celso Rosas ofereceu ao embaixador coreano, Kwang-Jin Choi, um livro que narra a trajectória dos 96 anos do Porto do Lobito.
Estiveram presentes, além do presidente do Conselho de Administração, os administradores executivos Janeth Matana e Cristiano Sobrinho, assim como o director provincial do Gabinete de Desenvolvimento Integrado, Samuel Maleze, e a directora provincial dos Transportes e Mobilidade Urbana, Elisabeth João.