Marcas reconhecidas internacional- mente, como Samsung, Citroen, AEG, Nestlé, Miele, P&G e Whirlpool, já adoptaram este sistema como base para melhorar as ofertas e atender às necessidades do mercado
Um sistema de avaliação de marcas, produtos e serviços, conhecido como “Escolha do Consumidor”, destaca os consumidores como os principais autores para escolhas das melhores marcas do mercado.
No centro deste projecto está o fortalecimento do consumidor e a credibilidade das marcas que oferece às pessoas a oportunidade de avaliar e partilhar as suas preferências, atribuindo um selo de qualidade e preferência que confere credibilidade e reputação às marcas, produtos e serviços escolhidos.
Com essa ferramenta, as empresas passam a melhorar os seus produtos e serviços com base nas respostas directas que forem recebendo dos consumidores. Dados disponíveis indicam que com o consumo das famílias em retração, devido à desvalorização do kwanza e à inflação crescente, os consumidores estão cada vez mais atentos às suas compras e como gastam o dinheiro.
De acordo com o CEO do projecto em Angola, Miguel Soares, o sistema “Escolha do Consumidor” surge como uma ferramenta valiosa para ajudar os consumidores a identificar a qualidade dos produtos e permitir que as marcas atendam às necessidades do mercado com maior eficiência. O processo de avaliação, prosseguiu o gestor, é transparente e rigoroso, com a definição de categorias e atributos valorizados pelos consumidores, a validação desses atributos pelas marcas e avaliação final pelos consumidores. Miguel Soares acrescentou que os resultados são partilhados com as marcas, juntamente com oportunidades de melhoria e comparações com a concorrência.
Este sistema de avaliação coloca a escolha do consumidor em primeiro lugar tendo em conta um sistema de avaliação rigoroso, e pretende-se trazer no mercado a liberdade do consumidor sobre o que consomem e se vai traduzir com um selo que as marcas podem utilizar quando elas são as escolha do consumidor. O preço da avaliação vai variar de acordo com cada sector. A avaliação será dividida por serviço ou produto, a título de exemplo se for para avaliar o sector da banca, os serviços iniciais poderão ser pagos num montante de 10 mil a 25 mil dólares.
POR: Francisca Parente