Para rentabilizar o sector, o Estado angolano tem implementado medidas que visam aumentar a confiança dos investidores e permitir a entrada no país de grandes empresas.
A outra estratégia de atracção tem sido a realização regular de eventos que reúnem grandes em- presas nacionais e mundiais da indústria mineira, como, por exemplo, a Conferência Internacional de Diamantes.
Este ano, será realizada, de 24 a 25 deste mês, a 2.ª conferência em Saurimo, Lunda-Sul, onde se prevê 1.500 participações, com destaque para o grupo dos sete países mais desenvolvidos e industrializados do mundo, G7.
Trata-se do Canadá, Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Japão. Falando sobre os preparativos da actividade ontem, terça-feira, em Saurimo, a coordenadora adjunta do evento, Ana Feijó, assegurou que estão a ser criadas todas as condições para que o certame alcance os objectivos preconizados.
Informou que decorre a instalação do pavilhão onde serão expos- tos alguns produtos da cadeia de valores e do sector mineiro.
Disse que será montado um palco, com uma tela gigante, para possibilitar aquelas entidades que não estarão directamente na sala principal a acompanharem os trabalhos.
Lembrou que a conferência visa, fundamentalmente, mostrar as potencialidades do subsector dos diamantes e apresentar aos potenciais investidores o ambiente favorável de negócios que o país vive, com realce para a legislação e desburocratização de processos de licenciamento.
Acrescentou que a conferência terá um carácter científico, através da realização de palestras que serão dirigidas por investigadores e técnicos de grandes empresas mundiais desse sector.
Durante dois dias, serão aborda- dos temas como o processo Kimberley, sistema de certificação, investigação geológica mineira, exploração de diamantes em Angola, lapidação, inovação tecnológica, logística na indústria e no sector semi-industrial.
A 2.ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola surge três anos depois de se ter realizado o primeiro evento do género, em Novembro de 2021, no mesmo local.