Clementino Neto esclareceu que uma parte dos 32 veículos comprados são provenientes da China, sobretudo autocarros de marcas já conhecidas e utilizadas no mercado angolano, sendo que a outra parte foi adquirida localmente, o equivalente a dois milhões de dólares.
“Para estes 32 dois autocarros, foram investidos um total de 2 milhões de dólares, equivalente a mil milhões de kwanzas. Uma parte das viaturas foi importada e outra adquirida no mercado lo- cal”, avançou Clementino Neto.
O responsável avança que a quantidade adquirida poderá suprir as necessidades dos viajantes que pretendem se deslocar de Luanda para as províncias do Huambo, Zaire, Benguela e Uíge, respectivamente.
Clementino Silva disse que, nu- ma primeira fase, a Cidrália foi constituída apenas para operar serviços em zonas urbanas de Luanda. Foi a partir de Julho de 2024 que a empresa decidiu implementar o novo serviço interprovincial com a aquisição dos novos autocarros.
Clementino refere que a Cidrália pretende estender os seus serviços para as restantes províncias de Angola, para além do Huambo, Benguela, Zaire e Uíge. Esta seguinte fase, da implementação do serviço interprovincial, poderá acontecer nos próximos tempos, através da aquisição de mais viaturas.
Os últimos meses estão a servir de adaptação, familiarização e consolidação da carreira da Cidrália em Angola, por isso a em- presa procura desenvolver algumas acções nos diversos segmentos, no sentido de elevar a marca. Quanto ao diferencial, a organização prima pela pontualidade e regularidade dos serviços prestados, bem como a marcação e venda online.
Questionado sobre a possibilidade de a Cidrália poder prestar os seus serviços urbanos ao Novo Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, Clementino Neto descartou por esta altura a possibilidade de se fazer um novo investimento virado para a zona do Icolo e Bengo, justificando com o facto de não haver ainda recursos suficientes para o efeito, devido aos gastos feitos recentemente com a compra dos autocarros mencionados.
“O novo aeroporto tem um problema de demanda, não se sabe qual será a procura para aquela zona, inclusive a ANTT conversou connosco acerca deste assunto a possibilidade de investir na rota do novo aeroporto a Cidrália teria, mas trata-se de um investimento alto e nesta fase não temos capacidade de investir em mais nada, pois, gastamos todas as nossas capacidades nos 32 dois autocarros.
Ainda nos meses passados, a Cidrália Transportes fez um reforço de autocarros urbanos, na rota Sequele (Cacuaco) e o Baleizão (Marginal de Luanda), com cinco novos autocarros, visando facilitar a mobilidade em Luanda.
POR:Adelino Kamongua