A instituição afecta ao Ministério das Finanças recomenda a consulta prévia da lista das instituições autorizadas
A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) alertou os cidadãos sobre a existência de entidades que exercem a actividade de consultoria para investimento e análise financeira sem a autorização devida e prevista no conjunto de normativos que regem a actividade financeira no país.
Por conta disso, de acordo com uma nota da instituição, recomenda a consulta, no seu site, da lista de instituições autorizadas para o exercício da actividade e prestação de serviços e actividades de investimento no Mercado de Capitais Angolano, ou, em alternativa, o contacto directo com a CMC.
Os casos de entidades a exercerem actividade financeira sem a devida autorização são uma realidade cada vez mais comum no país, que, segundo a CMC, é normal que as- sim seja, já que, apesar de tudo, está-se ainda a dar os primeiros passos no mercado de capitais propriamente dito.
Entende-se por consultoria para investimento como sendo a prestação de um aconselhamento personalizado a um cliente, na sua qualidade de investidor efectivo ou potencial, quer a pedido deste quer por iniciativa do consultor, relativamente a transacções respeitantes a valores mobiliários e instrumentos derivados; e análise financeira para investimento.
O termo inclui ainda a emissão de recomendações de investimento, em que se formule, directa ou indirectamente, uma recomendação ou sugestão de investimento ou desinvestimento sobre um emitente ou valores mobiliários e instrumentos derivados e que se destinem a canais de distribuição ou ao público