O Caminho de Ferro de Moçâmedes EP lança, neste Sábado, 16, o seu primeiro comboioexpresso que vai ligar as cidades do Lubango (Huíla) e de Menongue (Cuando Cubango), com 200 passageiros na composição inaugural, numa frequência semanal.
Trata-se de um novo serviço que vem responder à procura e às exigências de conforto por parte de clientes das classes média e alta, conforme escreve a empresa, num comunicado de imprensa a que a ANGOP teve acesso.
“Atendendo ao crescente número de clientes e a necessidade de estratificar as classes de passageiros e utentes, a empresa vai disponibilizar o comboio-expresso, que parte Sábado do Lubango para Menongue e regressa na Segunda-feira, que numa primeira fase será semanal”, lê-se no comunicado.
O director-comercial da empresa, Carlos Roll, disse tratar-se de um serviço mais executivo, com 1ª, 2ª e 3ª classes, menos tempo de viagem (oito horas) que a composição normal (11 horas), pois é diferenciado e responde às exigências de clientes com mais poder de compra.
Ressaltou ainda que os preços variam de 2 mil a 12 mil kwanzas, com os serviços de restauração e bar agregados.
Actualmente, entre Lubango e Menongue, num traçado de 806 quilómetros, há seis frequências semanais e cada composição, de carácter misto (passageiros e carga), transporta perto de 350 pessoas, cuja tarifa mínima é de 2 mil e 830 kwanzas e a máxima de 5 mil e 405 kwanzas, respectiva.