As obras de construção do Centro Regional de Liderança da Mandioca, orçadas em cerca de cinco milhões de dólares norte-americanos, serão concluídas em Maio de 2024, com vista a apoiar a investigação e aumentar o nível de produção do tubérculo
A empreitada, que é uma das componentes do Programa de Produtividade Agrícola para a África Austral (APPSA), arrancou em Novembro último e contempla escritórios, laboratórios e áreas de estufas e de apoio técnico. A informação foi prestada ontem pelo coordenador do APPSA/Angola, Joaquim César, à margem de uma visita de técnicos do Banco Mundial, entidade financiadora do projecto, que visou avaliar a sua implementação.
Joaquim César disse que, a par do Centro Regional de Liderança da Mandioca, o APPSA está a desenvolver 39 projectos de investigação voltados para as culturas da mandioca, milho e feijão, com vista a melhorar as técnicas e os níveis de produção, bem como dinamizar a cadeia de valor por parte dos agricultores familiares.
Por outro lado, informou que o programa tem formado extensionistas e financiado cursos de pós- graduação, mestrado e doutoramento no ramo agrário. Por sua vez, o especialista sénior de agricultura do Banco Mundial Aniceto Timóteo Bila destacou o progresso que se tem vindo a registar com a implementação do APPSA em Angola, sobretudo aos ensaios de adaptabilidade das culturas e sua resistência à seca, para além da construção do centro regional. Adiantou que os primeiros resultados dos experimentos começam a ser divulgados em Junho de 2024.
Financiado pelo Banco Mundial (BM), o APPSA é um projecto de âmbito regional implementado pelo Instituto de Investigação Agronómica em Angola e a sua congénere do Lesotho, com a coordenação regional do Centro de Coordenação de Pesquisa Agrícola da África Austral (CCARDESA). Tem por objectivo aumentar a disponibilidade de tecnologias agrícolas, mediante o estabelecimento de centros de liderança de produtos de importância regional e apoio à pesquisa agrícola.
O projecto centra-se, igualmente, na disseminação de tecnologias, treinamento e partilha de conhecimentos entre os países participantes. Para além do Centro de Liderança da Mandioca em Malanje (Angola), o APPSA conta com Centros de Liderança do arroz em Moçambique, de milho (Malawi), leguminosas (Zâmbia) e de horticulturas no Lesotho.