Um memorando de entendimento será rubricado, este mês, entre a Câmara de Comércio e Indústria Angola – Emirados Árabes Unidos e a Abu Dhabi Chamber, visando o reforço da cooperação
O compromisso foi assumido na capital político- administrativa dos Emirados, à margem da reunião anual de investimento (AIM), realizada de 8 a 10 do corrente mês, de acordo com uma nota de imprensa divulgada ontem. A Câmara de Comércio e Indústria Angola – Emirados Árabes Unidos, representada pelo seu presidente, Bráulio Martins, e a Abu Dhabi Chamber of Commerce, liderada pelo seu presidente, Ali Saeed Bin Al Dhaheri, se comprometeram em promover, apoiar e dinamizar estratégias de diversificação e novos negócios da Sociedade Mineira de Catoca, noticiou a Angop.
A Abu Dhabi Chamber of Commerce manifestou o interesse nos sectores mineiro e das energias verdes, com especial foco para a energia solar. As partes se comprometeram ainda em trabalhar para a pro- moção da segunda edição da GBA (Global Business Forum Angola), na capital angolana, que irá incluir, neste ano, os sectores de agro-negócio e créditos de carbono, diamantes, ouro, petróleo e gás, turismo e imobiliário, no quadro da sua estratégia de eventos de cariz económico e empresarial.
Além da Câmara de Comércio de Abu Dhabi, a delegação angolana manteve um encontro, a 11 de Maio, com o Dubai Chamber of Commerce, tendo sido assumido o apoio desta agremiação empresarial para a abertura de um escritório de representação de Catoca no Dubai. As relações diplomáticas entre Angola e os Emirados Árabes Uni- dos (EAU) foram estabelecidas a 11 de Dezembro de 1997, tendo a representação diplomática angolana em Abu Dhabi sido aberta a 21 de Setembro de 2008, enquanto a dos EAU em Luanda foi aberta a 1 de Agosto de 2016.
Os dois países gozam de uma cooperação económica activa. As trocas comerciais bilaterais atingiram, em Junho de 2020, USD 1,9 milhões, e o comércio entre ambos tem aumentado desde 2004, envolvendo uma gama variada de bens e matérias-primas, como rochas ornamentais, diamantes, petróleo e demais minerais.