A agricultura angolana é ainda muito controlada pelas famílias, representando mais de 80% da actividade, enquanto a agricultura empresarial é quase nula
A caixa comunitária do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) tem uma taxa de reem- bolso dos créditos de 60%, como indicam os dados fornecidos, esta semana, pelo Ministério da Agricultura e Florestas. A caixa comunitária é um organismo criado pelo IDA, que visa, no essencial, apoiar os membros das cooperativas, ao mesmo tempo que o reembolso destes e ajudar a financiar a própria co- operativa.
Conforme os dados da entidade, a caixa comunitária é financia- da em 3 mil milhões de kwanzas, concede créditos e foca para a criação de autonomia financeira para as cooperativas. Além desta caixa comunitária, o IDA trata também da capa- citação dos agricultores, apoio às questões de legislação, como nos casos específicos do reconhecimento e demais demandas da propriedade de terras, bem como suporte na obtenção de financiamento, por parte dos agricultores.
Durante a conversa com os jornalistas, essa Segunda-feira, 20, o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, esclareceu que a Mecanagro foi encerrada na perspectiva de que o trabalho que fazia, podia ser feito por entidades privadas, mas não foi o que sucedeu, acabou por criar constrangimentos. Por outro lado, a agricultura angolana é ainda muito controlada pelas famílias, representando mais de 80% da actividade, enquanto a agricultura empresarial é quase nula.
A olhar para as zonas de produção, percebemos que o centro comanda a produção agrícola no país, com destaque para sete províncias. Indo para os produtos, os dados do Ministério da Agricultura e Florestas mostram que de 2018 para cá, o quinquénio definido pelo Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), os cereais representam 28%, enquanto os tubérculos representam 23%, ao mesmo tempo que as hortícolas representam 4% do total da produção no período. África possui 800 milhões de terras aráveis, representa 60% do total no mundo, mas apenas usa 43% desta potencialidade, o que constitui um verdadeiro disperdício do seu potencial. Acresce a isso que destas terras que o continente usa, apenas 4% são exploradas com suporte de irrigação.
POR: Ladislau Francisco