A farinha de trigo produzida no município da Caála, província do Huambo, iniciou, este ano, a ser exportada para a Namíbia e República Democrática do Congo (RDC). Trata-se da produção da empresa angolana de Indústria de Alimentos, Turismos e Comércio (IALTURC) implantada no Pólo de Desenvolvimento Industrial do município da Caála, a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.
Em declarações à imprensa, o responsável da empresa IALTURC, Felisberto Capamba, disse que a cadeia de valor funciona em sincronia com as famílias camponesas do município da Caála e de outros pontos da província do Huambo, que fornecem a matéria-prima, através de um processo de compra e venda negociada com a instituição.
Informou que a empresa tem uma produção média de 250 toneladas/dia e parte destas é exportada para a Namíbia e RDC, quer por via terrestre, quer pelo comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no quadro de uma estratégia de redução das importações e na criação de novos postos de emprego, no quadro das políticas de fomento da diversificação económica.
Explicou que, para além do fomento produtivo do trigo da unidade fabril, a empresa participa na distribuição de fertilizantes e sementes de trigo melhorada para incentivar a produtividade deste cereal em escalas maiores e, consequentemente, adicionar nas prioridades agrícolas das famílias camponesas.
Felisberto Capamba disse que a unidade industrial faz também o processamento da farinha de milho. A fábrica de processamento de trigo foi criada em 2014 e conta, actualmente, com um efectivo de 100 operários. A unidade fabril foi criada com um investimento avaliado em quatro milhões de dólares norte-americanos, financiados pelo Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA).