O preço do barril de petróleo Brent para entrega em Abril abriu ontem em baixa no mercado de futuros de Londres, em USD 65,76, menos 0,03% do que na sessão anterior.
Quarta-feira, o Brent, petróleo de referência para as exportações angolanas, encerrou em baixa de 1,27%, para os USD 65,78. O preço do petróleo mantém-se na faixa dos USD 60 há meses, tendo chegado mesmo aos USD 70 por barril. Recorde-se que o preço de referência fixado no Orçamento Geral do Estado (OGE) para o presente ano económico, é de USD 50 por barril, o que significa que o excedente actual é de USD 15.
A Sonangol revelou ontem que em 2017 Angola exportou menos 5,5 milhões de barris de petróleo do que em 2016, uma redução que todavia foi compensada pelo aumento do preço médio de exportação. Todavia, o relatório da Sonangol, refere que “esta redução foi compensada pelo aumento no preço médio de exportação, que aumentou no último ano em 30%, alcançando USD 54,14 por barril”.
Saliente-se que o preço médio das exportações angolanas coincidiu, no último ano, com o preço médio do Brent datado. A produção total de petróleo em Angola continuou a decair em 2017, situando-se em 1,63 milhões de barris em média diária, menos 89,2 mil barris que no exercício anterior.