BODIVA com crescimento ‘significativo’ nos 10 anos de existência

A avaliação é da consultora financeira Mahália Castro, que afirma que a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) cresceu e desenvolveu-se de forma rápida, tendo conquistado, só em 10 dez anos de existência, avanços significativos dentro do mercado de capitais angolano

S em mencionar os países nem as suas respectivas bolsas, Mahália Castro descreveu a OPAÍS que a BODIVA, pelo tempo de existência, está com um nível de evolução avançado em relação à s outras congéneres de vários países do mundo.

A consultora financeira sustentou que determinadas bolsas de valores levaram longos anos para “listarem” empresas, enquanto que em dez anos a bolsa angolana deu passos avançados.

“Outras bolsas levaram 50 a 60 anos para listarem empresas em bolsa, enquanto nós, em dez anos, já conseguimos estes grandes marcos”, sustentou. A consultora internacional enalteceu o desempenho que tem estado a fazer a BODIVA, chegando a afirmar que está ser conduzida por uma equipa competente, desde as administrativas, até técnicos, os quais têm estado a interagir com membros de outros países de língua oficial portuguesa, como Cabo Verde, que tem mostrado um particular interesse nessa matéria.

A profissional de finanças avança que, em Angola, os cidadãos já demonstraram uma certa vontade de investir em bolsa, e isso terá influenciado no aumento da procura de acções que tem sido muito superior em relação às ofertas.

Nas vestes de formadora, durante uma capacitação sobre o Mercado de Capitais e a Bolsa de Valores direccionada a jornalistas, que decorreu na última sexta-feira, em Luanda, Mahália Castro disse que estes profissionais são chamados para contribuírem para a promoção e o engrandecimento da bolsa angolana.

Para o crescimento do nível de literacia financeira da população, no relacionamento desta classe com o mercado de capitais, entre outros. “Partilhando informações fidedignas, interagindo com os agentes de mercado já existentes, como os reguladores, intermediários, consultores, membros em geral do mercado, para uma evolução conjunta”, frisou a responsável.

POR: Adelino Kamongua 

Exit mobile version