As movimentações junto dos multicaixas levaram o Banco Nacional de Angola (BNA) a avançar para a criação de um site para monitorar as caixas automáticas, conhecidas comumente de multicaixas.
Além da criação do site que vai ajudar a monitorar as caixas, a ser útil em momentos de maior procura, o BNA fala da disponibilização de notas de maior valor facial.
Entre as causas da grande procura e consequente anormal enchente nos caixas da EMIS, o regulador explica que se deve ao facto de algumas instituições terem pago dois salários.
Recorde que em entrevista a OPAÍS, o administrador executivo da Empresa interbancária de Serviços (EMIS), Joaquim Caniço, explicou que as enchentes nos multicaixas são pontuais, já que acontecem apenas num determinado período do mês, normalmente quando se paga o salário.
Aquele responsável adicionou que o aumento das máquinas multibanco depende da vontade dos bancos, mas recordou que isto exige dos bancos um forte investimento, “ com as próprias máquinas, com segurança e mesmo com o local onde serão instaladas”.
Segundo Joaquim Caniço, nem sempre vale a pena fazer tal esforço, já que a maior parte do tempo, durante o mês, “vemos as máquinas multibanco sem a mesma procura, até mesmo vazias”, pelo que não olha para isso como um problema de grande relevância.