O Banco Nacional de Angola (BNA) pretende abrir na província do Uíge, durante três dias, duas mil e 500 contas bancárias, no âmbito da semana Global Money Week, aberta ontem na região. Para tal, o evento, que decorre sob lema “Proteja o teu dinheiro, garanta o teu futuro”, conta com a participação do BFA, BPC, BAI, BIC e outras instituições bancárias, que aproveitaram, igualmente, a ocasião para expor os seus produtos e serviços.
A iniciativa tem como objectivo sensibilizar a população sobre gestão de finanças pessoais, a relação com o dinheiro, questões financeiras, meios de subsistência e empreendedorismo. Ao falar na abertura do evento, o director interino do Banco Nacional de Angola (BNA) no Uíge, Miguel Banomba, disse ser necessário para a abertura de conta uma fotocópia de BI, fotografia tipo passe e 100 kwanzas.
Fundamentou que a iniciativa, iniciada em 2023, pretende que a educação e inclusão financeira atinjam 85 por cento da população nacional, incluindo alunos e funcionários públicos e privados. Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género do Uíge, Arminda Filipe, enalteceu a iniciativa do BNA e espera que os objectivos de educação e inclusão financeira sejam alcançados.