Com a produção na ordem dos 40%, a Companhia de Bio- Energia de Angola (BIOCOM) contribui significativamente para a redução da importação, de acordo com o Governo
O secretário de Estado para Agricultura, João Cunha, sublinha que a Biocom está a caminhar para a maturidade e perspectiva começar a exportar açúcar após atingir o patamar de produção de 250 mil toneladas. Ao incentivar a produção agrícola, o secretário de Estado garantiu que o país se pode beneficiar de um sector que é menos susceptível a choques externos e mais capaz de gerar empregos para a população, o que permitiria reduzir os impactos da importação e passe de imediato a exportar.
“A safra, em diversos países, é o principal pulmão da economia e insere-se nos programas de com- bate à pobreza” realçou o responsável à margem da abertura da Safra 2023 da Biocom, que aconteceu no último fim-de-semana. João Cunha asseverou que o Governo Angolano tem tomado medidas para incentivar a agricultura, destacando-se a implementação de políticas de crédito agrícola, a construção de infraestrutura rural e a implementação de tecnologias agrícolas modernas. “Como resultado, a produção agrícola no país tem crescido ex-ponencialmente nos últimos anos, com ênfase para o café, milho, feijão, batata e mandioca.
Além disso, a produção agrícola pode ser uma importante fonte de divisas para o país, por meio da exportação. Isso pode contribuir para a redução do déficit comercial e para o fortalecimento da balança comercial angolana”, disse. Para João Cunha, Angola tem tudo para se transformar num grande celeiro em África e no mundo e, com isso, permitirá que deixe de depender exclusivamente do petróleo. “Temos condições e a juventude, em geral, para poder trabalhar esta terra e tornar o país cada vez mais próspero”, sublinhou. A abertura da Safra 2023 aconteceu em simultâneo com a celebração dos 10 anos de produção da empresa e a reposição da marca de Kapanda.
Responsabilidades Sociais
O secretário de Estado frisou ainda que a Biocom também tem vindo a contribuir com acções ligadas ao desenvolvimento dos sectores da educação, desporto, formação profissional e emprego, no âmbito das suas responsabilidades sociais, com realce para a população do município de Cacuso, onde está a unidade fabril.
Planagrão
Quanto ao Plano Nacional de Fomento Para a Produção de Grãos (Planagrã) e outros do Governo nos domínios da produção de açúcar, pecuária e pescas, o governante sublinhou que foram delineados para se atingir a médio e longo prazo a autossuficiência alimentar, bem como gerar condições de exportação de produtos e pôr fim à dependência do petróleo. “Temos terras aráveis, água, clima favorável e outras condições necessárias para alavancar o sector agro-industrial e caminhar de forma incisiva e decisiva na obtenção de receitas para os cofres do Estado sem depender da exportação do petróleo”, sublinhou.
A empresa alcançou as 110 mil toneladas de açúcar na safra do ano passado, correspondendo a menos 10 mil toneladas do número calculado para este ano. A BIOCOM é uma empresa pública do sector agrícola instalada no Pólo Agro-industrial de Capanda (PAC), no município de Cacuso, província de Malanje.
POR: Francisca Parente