O director do Gabinete Económico e Integrado no Bié, Figueiredo Canguende, enalteceu o evento, bem como as soluções tecnológicas apresentadas pela startup, sublinhando que foi possível a presentar o projecto de irrigação automática feita por estudantes, bem como fazer parcerias para futuros investimentos na província do Bié.
“É necessário a realização de mais eventos de género para a presentar as startup que muito podem contribuir para o crescimento de Angola com ideias inovadoras”, ressaltou.
Por sua vez, o representante da Startup vencedora, na categoria revelação, Domingos Bento, referiu o projecto apresentado na maior feira de tecnologia do país (Angotic),consiste no sistema de irrigação automática para o desenvolvimento do sector agrícola.
O estudante referiu que a solução é um sistema de irrigação automática que funciona em baixo da terra e tem a capacidade de parar automaticamente quando o solo já estiver irrigado o suficiente e que para conclusão do projecto foram necessários seis meses.
“O projecto aguada por financiamentos para ser implementado e contribuir para o crescimento agrícola no país”, disse. Em relação ao protótipo do projecto foram investidos 45 mil kwanzas, numa dimensão de 45/ 30 centímetros, sendo que o projecto conta com a participação de sete membros, entre eles estudantes do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) Bié, Instituto Politécnico do Cuíto, e Instituto Politécnico de Camacupa.