A província de Benguela conta, para o exercício económico de 2024, com um orçamento avaliado em mais de 231 mil milhões de kwanzas, 81 por cento dos quais vão ser destinados a despesas básicas, nomeadamente salário e outros virados à garantia de funcionamento das instituições, representando 21.5 por cento, o que representa um aumento na ordem dos 18 por cento, segundo o director do Gabinete de Estudos, planeamento e Estatísticas (GEpE), Miguel Luzolo
O responsável realça que, no orçamento, se prevêm verbas para apoio ao desenvolvimento, direccionadas, fundamentalmente, a famílias vulneráveis, fomento à agro-pecuária, pescas, limpeza e saneamento básico, ao que se seguem os projectos de investimentos públicos, que representam cerca de 13 por cento dos 231 mil milhões de kwanzas, orçamento aprovado para a província de Benguela.
O director do GEPE, que falava para a Rádio Benguela, não avança valores percentuais, mas contas feitas por este jornal apontaram para o facto de Benguela ter tido para o presente exercício económico um incremento orçamental de pouco mais de 41 mil milhões de kwanzas, representando os 18 por cento de incremento a que se refere Miguel Luzolo.
O responsável não detalha as verbas das despesas por executar, mas assegura apenas que, “neste quesito, queria realçar o incremento de 18 por cento, comparativamente ao período homólogo, neste caso o ano passado. Houve um incremento orçamental”, reforça.
No ano transacto, o orçamento da província rondou à volta de 190 mil milhões de kwanzas. Luzolo salienta que o aumento ora registado vai assegurar a conclusão de projectos de investimentos públicos em curso, o que representa cerca de “40 do valor disponível para o projecto de investimento público”.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela