O banco de Crédito do Sul (BCS) apresentou, recentemente, na cidade do Lubango, uma linha de financiamento ao sector agrícola, numa parceria com o Fundo de Garantia de Crédito (FGC), virado fundamentalmente para a agricultura familiar
A informação foi passada a este jornal pela administradora Executiva do Banco Créditos do Sul (BCS), Odyle Cardoso dos Santos, tendo dito que a instituição já está a trabalhar no processo de avaliação de 15 projectos para o consequente financiamento.
Sem adiantar o valor global que o Banco de Crédito do Sul dispõe para financiar o sector agrícola, Odylie Cardoso dos Santos informou que BCS tem as suas atenções viradas para o financiamento de todos os projectos viáveis e capazes de gerar emprego, sobretudo na província da Huíla.
“Nós estamos muito atentos ao financiamento como um todo, com acordos firmados, no primeiro trimestre deste ano, com o Fundo de Garantia de Crédito que visa, justamente, acompanhar estes projectos sustentáveis”, esclareceu a responsável. A administradora apelou a todos os produtores a procurarem a instituição com projectos credíveis e fiáveis, para que sejam financiados.
Novos serviços apresentados na expo-Huíla
A instituição financeira, totalmente de direito angolano, que participou pela terceira vez na maior bolsa de negócio do sul de Angola, a Expo-Huíla, apresentou aos seus clientes os novos serviços.
Entre os principais serviços apre- sentados pelo BCS aos clientes, o destaque recai para a aplicação móvel ‘EasyPay’ para comerciantes, com vista à dinamização e facilitação nas suas transacções, abertura de conta por via remota, inclusão financeira dos mais pequenos para poupança.
“A app BCS EasyPay é uma solução prática e eficiente que permite aos comerciantes efectuarem cobranças com terminais de pagamento ou simples terminais Android, mediante a autorização do cliente através da app Multicaixa Express.
Esta aplicação pode ser instalada em qualquer smartphone (IOS ou Android), permitindo assim que os recebimentos sejam feitos directamente por intermédio do telefone, dispensando os tradicionais terminais” disse a administradora.
Para receber pagamentos com o BCS Easypay, o comerciante que opta pela sua utilização tem apenas de, no seu smartphone, seleccionar o método de pagamento Multicaixa Express, inserir o montante e o número de telefone do cliente, clicar no botão cobrar e aguardar pela autorização de pagamento do cliente, realizada também no Multicaixa Express, num curto espaço de tempo, que pode variar até 90 segundos.
Para Odyle Cardoso, “a aplicação BCS EasyPay reflecte o compro- misso do Banco com a inovação e com o apoio aos empreendedores angolanos que precisam de soluções rápidas e fáceis para cobrarem os serviços que prestam.
Queremos simplificar a experiência de pagamento, tornando-a mais acessível e prática para todos os comerciantes, independentemente da sua dimensão”. Acrescentou que ao mesmo tempo se pretende facilitar as operações de compra que, com os recursos actuais, podem ser mais imediatas e mais simples para um número significativo de cidadãos nacionais.
POR:João Katombela, na Huíla