Em um comunicado de imprensa divulgado ontem, sexta-feira, 14 de Março, a instituição financeira acima mencionada manifesta a sua indignação e esclarece o suposto caso de crise financeira que estaria a enfrentar, divulgados em várias páginas das redes sociais.
Por intermédio do seu Conselho Administrativo, o Banco Sol esclarece que, em absolutamente nenhum cenário foi colocada em causa a continuidade do negócio, a segurança dos depósitos dos seus clientes ou a capacidade do Banco de manter a prestação de serviços bancários com a qualidade exigível.
O actual Conselho de Administração, que iniciou funções em Abril de 2024, procedeu oportunamente a um diagnóstico sobre a situação económica, financeira e patrimonial do Banco. Com base nessa informação, o Banco desenvolveu um conjunto de cenários sobre a evolução futura da sua actividade e submeteu ao BNA um documento de trabalho contendo um conjunto estruturado de medidas a implementar tendo em vista, por um lado, alinhar a organização e processos do Banco com as exigências regulamentares e as melhores práticas internacionais; e, por outro reforçar prudentemente a sua base de capital, para a eventualidade de materialização de riscos identificados, lê-se no comunicado.
Este documento, que mereceu a aprovação e o compromisso dos seus acionistas, está agora em discussão com o Banco Nacional de Angola. Dessa discussão resultará o Plano de Recapitalização e Reestruturação a implementar, conclui o comunicado.
Desta feita, o Conselho de Administração manifestou sua indignação com a publicação e, indo em defesa do interesse do banco, dos seus clientes e dos seus colaboradores, e na salvaguarda da estabilidade do sistema financeiro nacional, o banco irá desenvolver todas as diligências para identificação das pessoas individuais e colectivas envolvidas nestes actos e ao apuramento das respectivas responsabilidades civis e penais.