O banco Keve está a operacionalizar uma linha de crédito para o sector mineiro, num valor global de USD 80 milhões de dólares
Com vista a contribuir para o desenvolvimento económico do país, o Banco Keve está a estudara a abertura de uma linha de crédito destinada ao agro-negócio. De acordo com o Presidente da Comissão Executiva daquela Banco privado, Bruno Grilo, “ainda está em fase de definição e aprovação, pelo que, brevemente, serão tornados públicos outros de- talhes desta operação ligada ao agro-negócio”, disse, reservando-se, igualmente, em relação ao montante que será disponibiliza- do para os homens de negócio.
Quanto aos USD 80 milhões, destinados ao sector mineiro, o responsável bancário diz que a linha de crédito está em fase de operacionalização e podem já ser analisadas operações de forma pontual que obedecem aos critérios estabelecidos. Ressalva que “ainda não existem operações desembolsadas, mas o Banco tem já uma operação em estudo.
O número de empresários a incluir dependerá da quantidade e montante das operações recebi- das até ao valor limite da linha”, acautelou. Explica que a linha de crédito foi concebida para apoiar as empresas do sector que já têm actividade e que têm necessidades pontuais de liquidez (tesouraria) ou que pretendem aumentar a sua capa- cidade de produção.
Acrescenta que não são considerados projectos startup ou ainda estejam a operar no chamado greenfield. “Para as empresas que já têm produção regular e que são maduras, e o património responde pela dívida, será feita uma análise e due diligence simplificado, tendo como principal garantia o penhor das receitas”, explica, referindo ainda que, “para outras empresas que ainda não tenham atingi- do a maturidade e produções regulares, o banco está a estruturar um produto em que prevê não só o penhor das receitas de exportação como também o penhor dos lotes de produção”, disse.
O responsável sublinha que, com este modelo, é possível ter maior agilidade na concessão do crédito sem necessidade de um due diligence exaustivo. Avança que além do diamantífero, a linha de crédito poderá incluir operações de empresas dos vários sub- sectores mineiros.
Nova agência no Pólo diamantífero
O Banco Keve conta com a sua primeira agência na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, e pretende apoiar o sector empresarial mineiro nacional e internacional. A Agência, localizada no Polo Industrial Diamantífero, conta com um espaço de 89,45m2, e quatro profissionais experientes, nomeadamente um tesoureiro, um ACP, um gestor e um gerente.
O atendimento é destinado ao público em geral, sendo que dispõe de um foco acrescido para os segmentos empresas e private. Com 19 anos no mercado, actualmente, o Banco Keve vivencia um período de reestruturação e desenvolvimento das suas instalações comerciais, modernização e abertura de algumas agências. Este processo tem como objectivo a disponibilização de espaços contemporâneos e acolhedores, juntamente com a prestação de um atendimento personaliza- do, à medida das necessidades dos Clientes, com soluções inovadoras e eficientes.