O modelo de negócios e as suas principais áreas de actuação será o mote da apresentação do Banco de Comércio e Indústria (BCI), durante a participação pela primeira vez, no Seminário Internacional de Operações Bancárias dos Serviços Financeiros SWIFT (SIBOS), que terá lugar em Beijing, de 21 a 24 de Outubro de 2024, no Centro Nacional de Convenções da China (CNCC).
A instituição angolana, de acordo com uma nota a que OPAÍS teve acesso, vai mostrar naquela montra mundial, os serviços adaptados às necessidades dos seus clientes e parceiros, referentes ao Capital Humano, Reposicionamento Estratégico, Inovação Tecnológica e Cibersegurança.
Segundo ainda o documento, os pilares que sustentam a estratégia corporativa do BCI incluem a aposta nos sectores da indústria transformadora, na cadeia de valor da agricultura, no petróleo e gás, e na mineração, contribuindo de forma significativa para a diversificação da economia angolana.
O BCI é o primeiro banco comercial de capital misto na história de Angola e a primeira instituição financeira do país a realizar uma venda em bolsa, como parte do processo de privatização concluído em 2021. Esta transformação resultou numa renovação abrangente da organização, culminando no maior lucro líquido em 30 anos, de cerca de 33 bilhões de Kwanzas (50 milhões de USD).
O SIBOS 2024 reunirá especialistas de todo o mundo para discutir e compartilhar conhecimentos sobre as tendências e inovações no sector financeiro global. Durante este evento, o banco angolano irá explorar novas oportunidades de parceria e investimento, especialmente voltadas para o agronegócio e as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), sectores estratégicos para o crescimento sustentável de África e para a diversificação económica de Angola.