O Banco Angolano de Investimentos, o Banco de Desenvolvimento de Angola e o Banco Keve pretendem financiar projectos voltados para a diversificação da economia nacional, visando a promoção do desenvolvimento sustentável.
O compromisso foi assumido pelos gestores das instituições bancárias, esta Sexta-feira (21), no Huambo, no painel sobre “Facilidades e Financiamento”, inserido no “Fórum de Oportunidades de Investimentos ao longo do Corredor do Lobito”, prestigiado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Mencionaram ainda que o financiamento a projectos viáveis visa promover a produtividade e, consequentemente, contribuir na redução das exportações.
Por exemplo, em 2024 o BAI aumentou a carteira de crédito na ordem de 52 por cento, para um total acumulado de 700 mil milhões de Kwanzas, para apoiar as iniciativas empresariais, focadas nos projectos de diversificação da economia, segundo dados oficiais do BAI.
A referida instituição bancária sublinhou a importância de fomentar investimentos em áreas-chave, e que o objectivo é que tais iniciativas contribuam para o desenvolvimento sustentável, a criação de emprego e o fortalecimento das empresas nacionais, sem descurar a responsabilidade social e as boas práticas de gestão.