Segundo o CEO da Organização Não G o v e r n a m e n t a l African Park, Pedro Menterroso, a existência de algumas comunidades locais tem causado o fenómeno a que denominou de sobrepastoreio, resultante do aumento descontrolado da população de animais domésticos.
Segundo Pedro Menterroso, o aumento descontrolado da população de animais domésticos no Parque Nacional do Iona tem estado a provocar a degradação da vegetação nativa e das pastagens naturais”, disse.
Acrescentou que esta situação resulta não apenas da competição por recursos, como água, mas também pelo pisoteio das pastagens e a destruição de plantas de Welwitschia em épocas de escassez de pasto.
A Welwitschia, sublinhou, é um ícone único e altamente relevante na região, mas está a ser ameaçada pelo consumo excessivo por gado em tempo de escassez de alimentos, estas plantas, que podem viver por séculos, estão a ser danificadas e, até mesmo, perdidas devido à pressão exercida pela sobrepopulação dos animais domésticos.
A Organização Não Governamental African Parks, especializada na conservação de áreas protegidas, está a desenvolver um conjunto de acções tendentes à dinamização do Parque Nacional do Iona.
Entre as viárias acções que estão a ser desenvolvidas pela Organização Não Governamental destaca-se a criação de condições propícias para o turismo, com vista a aumentar o número de turistas por ano, passando de 6.600 turistas para 34 mil anualmente, por formas a arrecadar um total de 700 mil dólares por cada ano económico.
Para se alcançar tais objectivos, vão ser construídos Parques de Campismo com 12 lodges, com uma capacidade de 30 camas e mais 22 edifícios de apoio à Administração do Parque Nacional do Iona.
Situado a 160 quilómetros a sul de Moçâmedes, capital da província, a reserva natural do Iona é dotada de uma rica biodiversidade, tendo sido estabelecida como reserva de caça em 1937, antes de ser transformada em Parque Nacional em 1964.
Até ao momento, já foram disponibilizados pelo Governo cerca de 11,7 milhões de dólares norte-americanos, podendo chegar aos 15,7 milhões até ao final do ano.