O aumento do número de turistas, conforme Carlos Xavier, tem permitido este município conhecer outra dinâmica no seu dia-a- dia, particularmente as actividades que se realizam à volta da famosa Serra da Leba, compartilhada com a vizinha província do Namibe.
Assim sendo, Carlos Xavier disse que a administração tem trabalhado na consciencialização das comunidades sobre a importância da hospitalidade e respeito aos visitantes, visando o crescimento e fomento do turismo local.
O responsável sublinhou que a Humpata tem beneficiado tanto de investimentos do sector privado, quanto do público que têm impulsionado o desenvolvimento económico dessa parcela do território da Huila. Destacou o sucesso do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), realçando os seus benefícios nas áreas da educação, saúde e infraestrutura social.
O administrador detalhou os programas de apoio à agricultura familiar, incluindo iniciativas como o Kwenda, que fornecem suporte directo às famílias vulneráveis, combatendo a pobreza e promovendo a produtividade agrícola local.
Apesar dos avanços, Carlos Xavier reconheceu o desafio contínuo de promover o crescimento económico e social do município, com disciplina, organização e formação profissional para alcançar os objectivos estabelecidos.
O administrador mostrou-se satisfeito com o apoio e iniciativa do Jardim da Yoba na produção de sementes melhoradas, destacando a sua importância para o desenvolvimento agrícola nacional e sublinhou a necessidade de valorização do trabalho local.
Solução para conflitos de terra
O responsável disse ao OPAÍS que são discutidas, frequentemente, iniciativas para promover o desenvolvimento económico e integra- do da região, focando no acesso ao crédito e na resolução de conflitos de terra para impulsionar a produtividade agrícola local. “É importante que haja acesso ao crédito para sustentar e expandir a produção agrícola local”, sublinhou.
A questão da concessão de terras também foi abordada, com desta- que para os esforços destinados a resolver conflitos e agilizar os procedimentos administrativos para obtenção de títulos de terra. O município busca atrair investimentos para impulsionar a agricultura local, garantindo que os produtores tenham acesso às terras necessárias para expandir as suas operações.
Projectos e programas em parceria com o Ministério da Agricultura, como o SAMAP, FREZAN e PEDAC, foram destacados como instrumentos para fortalecer a segurança alimentar e promover uma agricultura mais comercial no município. No entanto, persistem desafios, como a falta de financiamento e a necessidade de organização e formalização das empresas agrícolas.
O administrador municipal adjunto sublinhou que as autoridades municipais reforçaram o compro- misso em trabalhar em harmonia com as comunidades locais e as autoridades tradicionais para garantir o desenvolvimento sustentável e integrado da região. Com uma abordagem colaborativa e medidas eficazes, espera-se que o município da Humpata possa alcançar novos patamares de crescimento e prosperidade no sector agrícola