Um grupo de inspectores e outros funcionários da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), proveniente de todas as provín- cias de Angola, está a ser capacitado em Luanda com apoio da Au- toridade de Segurança Alimentar de Portugal (ASAE), em matéria de higiene e segurança alimentar e procedimentos inspectivos A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) conclui mais uma formação do seu agendado ciclo formativo, desta vez sobre temáticas de Higiene e Segurança Alimentar e Procedimentos Inspectivos que vinha a decorrer deste Segunda-feira.
A formação destina-se essencialmente à classe de funcionários do sector inspectivo a nível nacional, estando a participar nela representantes das 18 províncias do país, num total de 235 formandos. A ANIESA, órgão superentendido pelo Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM), realiza a formação em cooperação com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de Portugal, no âmbito da implementação formativa preconizada pelo Ministé- rio da Indústria e Comércio para este sector específico, em prol da qualificação científica e técnico- profissional dos seus inspectores, enquanto órgão preponderante com a responsabilidade de garantir a qualidade dos bens e ser- viços e a não subversão da economia de um modo geral.
O inspector-geral da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), Diógenes de Oliveira, revelou a OPAÍS que a formação em curso faz parte de um leque de capacitação dos quadros da sua instituição programada para o corrente ano. “Em 2023 queremos capacitar mais os quadros que temos. Em finais do ano passado tivemos uma formação suportada por magistrados do ministério público. Tivemos outra suportada pelo pessoal do SIC e que consiste em métodos e metodologias de investigação e preservação de provas”, revelou o inspector-geral.