O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Co- municação Social (MINTTIC), Má- rio Oliveira, considerou ontem, em Luanda, que o Fórum Internacio- nal de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), que decorre desde ontem, 12, a 14 de Junho deste ano, pode contribuir para a diversificação da economia nacional
Mário de Oliveira, que discursava na abertura da cerimónia de lançamento do fórum ANGOTIC, disse ser incontornável a diversificação da economia e a transformação de Angola num centro para as comunicações de e para África. O responsável disse que o fórum servirá para reflectir em torno do potencial e desenvolvimento das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para as novas soluções de negócios, dar visibilidade às competências do mercado nacional e internacional, com reflexos importantes na geração de emprego, renda e qualidade de vida.
O ministro referiu que a terceira edição promete, apesar dos desafios geopolíticos e económicos que o mundo enfrenta, ser um evento de tecnologia de referência no continente, combinado o conteúdo inigualável de um fórum de grande exposição, assim como oportunidade de networking. Mário de Oliveira sublinhou que as empresas e organizações poderão exibir produtos inovadores, tecnologias e aplicações, mostrando novos produtos desenvolvidos pelas empresas de Tecnologia de Informação (TI), que permitem aprimorar a gestão, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, ampliar a produtividade e fidelizar a tomada de decisões.
Quanto à possibilidade de networking, a feira contará com fornecedores de serviços de tecnologia estabelecidos no continente, tomadores de decisão do sector público e privado. Assim, os usuários da tecnologia podem se reunir com fornecedores, para negócios e/ou para criar redes importantes e construir parceiras valiosas, segundo o governante, referindo ainda que “Angotic serve como catalisador para colaboração e competição entre empresas de tecnologias estrangeiras, locais e uma infinidade de parceiros no ecossistema das TIC’s”.
Aposta na criatividade tecnológica
Mário de Oliveira apelou a mais criatividade de todos para se tornar o evento tecnológico for- te e capaz de representar as potencialidades políticas que Lu- anda e arredores apresentam. Segundo o governante, para suportar os custos de empreitadas desta envergadura foram estabelecidas parcerias que permitiram materializar o evento. “Muito se fala do mercado das Startup, mas há poucas oportunidades e momentos em que o regulador pode estar junto com os operadores ou empresas que estão a entrar no mercado”, ressaltou.
80 expositores
Cláudio Rafael avançou que Angotic vai disponibilizar um ingresso específico na categoria de estudantes. O referido ingresso destina-se a pessoas com até 30 anos de idade que poderão beneficiar de preços mais reduzidos e de uma maior interação. Segundo o organizador, haverá também espaço para networking, não só a nível das empresas e demais instituições, mas também para estudantes e profissionais que estão nas áreas das TIC’s. A finalizar, Cláudio Rafael referiu que a Angotic é também um ponto de fomento para as empresas ligadas às TIC’s e prevê a participação de 80 expositores e cerca de mil visitantes.