O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na noite de quarta-feira, novas tarifas comerciais que visam aumentar a pressão sobre outros países, em que Angola aparece com uma taxa alfandegária de 32% sobre os seus produtos
Com os 32%, Angola encabeça a lista dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com a maior taxa, seguida de Moçambique com 16%. Já a Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe vão todos ser taxados em 10%, a taxa mínima anunciada pelo Presidente dos EUA para a maioria dos países.
Numa iniciativa que abalou os mercados financeiros mundiais, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o que designou por “Dia da Libertação”, implementando uma série de tarifas significativas que afectarão o comércio internacional.
Entre as principais potências a nível de todo o mundo, Trump impôs uma tarifa específica de 34% para a China e uma tarifa de 20% para a União Europeia, com efeitos a partir de 5 de abril de 2025. Uma taxa alfandegária é, em termos simples, um imposto que é aplicado a um bem ou produto importado para um país quando este atravessa a fronteira.
Também conhecidos como direitos aduaneiros, estes encargos são cobrados precisamente quando a mercadoria está prestes a entrar no território nacional. Refira-se que, caso uma empresa ou país decida não pagar a tarifa correspondente, os seus produtos não poderão simplesmente atravessar a fronteira e, por conseguinte, não poderá vender os seus produtos ou serviços no país de destino.