Este valor, conforme o Despacho Presidencial n.º 80/24 de 28 de Março, tem por finalidade assegurar os recursos financeiros necessários ao reforço da tesouraria e garantir a existência de fontes alternativas de apoio à Tesouraria Nacional.
O Presidente João Lourenço autoriza à ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, a faculdade de subdelegar ou assinar o referido Acordo de Financiamento e toda documentação relacionada com o mesmo, em nome e representação de Angola.
156 milhões de Euros da Alemanha Num outro Despacho, João Loureço autorizou a celebração do Acordo de Financiamento entre Angola e a instituição Financeira Alemã KFW IPEX-BANK, no valor global de 156 811 663,00 (cento e cinquenta e seis milhões, oitocentos e onze mil, seiscentos e sessenta e três euros, para a reabilitação da Estrada Nacional EN 140/295, na província do Cuando Cubango.
O valor deve ser repartido em dois lotes, sendo o primeiro correspondente ao financiamento de 95% do Contrato Comercial, acrescido de 100% do prémio de Seguros da Agência de Crédito à Exportação alemã, no valor de 53 milhões de euros. Já o segundo lote, correspondente ao financiamento de 95% do contrato Comercial, acrescido de 100% do prémio de seguro da Agência de Crédito à Exportação Alemã, está no valor de 103 milhões de euros.