Subordinada ao lema “Promover a cooperação Sul-Sul através do investimento na Educação, Cultura, Indústrias Criativas e Inovação”, Angola far-se-á representar no certame pelo ministro do Turismo, Márcio Daniel, que no dia 04 participará no painel de alto nível denominado “Formação em Turismo: Construindo um amanhã melhor, hoje”.
O ministro Márcio Daniel leva em carteira a estratégia de Angola para a capacitação de quadros no sector e o plano de desenvolvimento do turismo para a economia, um pro- cesso já em implementação no âmbito do Plano Nacional de Fomento ao Turismo, PLANATUR.
Durante os três dias de actividade na Ilha de Punta Cana, serão realizados encontros estratégicos, apresentações e sessões de alto nível, com a participação de ministros, académicos, especialistas e intervenientes da indústria de ambas as regiões, que discutirão os desafios, oportunidades de investimento, práticas sustentáveis, turismo acessível, inovação, cultura, história e oportunidades de crescimento mútuo entre os dois continentes.
A sessão de abertura da primeira Cimeira da ONU Turismo para África e Américas será presidida por David Collado, ministro do Turismo da República Dominicana. Em 2023, África e América registaram em conjunto cerca de 267 milhões de chegadas de turistas internacionais, o que se traduziu em 371 mil milhões de dólares em receitas de exportação para as economias dos respectivos países e, entre 2018-2023, as duas regiões registaram ainda a criação de 131.763 empregos.
Este movimento teve um impacto significativo nas economias e no aumento de oportunidades de negócios.
A parceria entre a América Latina, Caribe e África no sector do turismo é amplamente fortalecida pelas vastas indústrias criativas e tradições, cultura e história que cruzam ambos continentes.
Este evento terá como marco importante a adopção da Declaração de Punta Cana, um instrumento que vai promover a cooperação Sul-Sul, baseada nos seguintes pi- lares: Investimento, Formação, Inovação e Indústrias Culturais e Criativas.