Os governos de Angola e da Turquia manifestaram, recentemente, em Istambul, a disponibilidade e abertura dos dois países reforçarem a exploração de novos negócios e parcerias nas áreas de mineração, petróleo e gás.
A intenção foi manifestada durante o encontro que o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, manteve, Sábado último, com o seu homólogo da Turquia, Alparslan Bayraktar, de acordo de uma nota de imprensa a que OPAÍS teve acesso.
De acordo com a nota, durante o encontro, os dois governantes analisaram o estado actual da cooperação económica entre ambos os países e perspectivaram a realização construir uma nação mais forte, justa e próspera”, lê-se no documento, tornado público pela Angop.
Rui Falcão referiu que a juventude angolana é o maior recurso da nação, considerando os jovens como construtores do presente e os arquitectos do amanhã. “A vossa energia, criatividade e capacidade de inovar são forças inestimáveis que impulsionam o progresso social, económico e cultural do nosso país.
É por isso que, enquanto Executivo, temos redobrado os nossos esforços para criar um ambiente que fomente as vossas capacidades, que promova o vosso bem-estar e que ofereça oportunidades reais para o vosso desenvolvimento”, asseverou.
Sublinhou que o Dia Internacional da Juventude é uma da- ta que convida a reflectir sobre o papel fundamental que os jovens desempenham na construção de um futuro próspero, inclusivo e sustentável para Angola.
O 12 de Agosto é celebrado como Dia Internacional da Juventude visando o incentivo à educação e consciencialização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.
A data foi criada, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal. Da próxima Comissão Mista Bilateral, tendo em conta que os dois ministros partilham a co-presidência dessa comissão.
Na ocasião, Diamantino Azevedo endereçou um convite ao CEO da empresa Turkish Petroleum a visitar Angola para início de negociações com a sua congénere angolana Sonangol. A visita do ministro angolano à Turquia enquadra-se no convite do presidente da Tosyali Holding ao seu complexo siderúrgico na cidade turca de Hatay.
A holding Tosyali já opera em Angola, com realce para a reestruturação da Jamba Mineira, cujo projecto visa a implantação de um complexo siderúrgico junto do Porto do Namibe, com vista a transformação do ferro em aço para atender o mercado nacional e exportação desta comodity.
Para além do ministro Diamantino Azevedo, integra a delegação angolana o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, e o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins.