A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, recebeu, esta terça-feira, em audiência, o encarregado de negócios estrangeiros da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, Noah Zaring
O encontro serviu para as duas individualidades se debruçarem sobre o aprofundamento das relações estratégicas entre os dois países nos domínios comercial e económico, com particular destaque para a Cimeira de Negócios EUA-África.
Na ocasião, o diplomata Noah Zaring referiu que a referida cimeira configura-se como espaço determinante para os investidores norte-americanos apresentarem projectos e iniciativas de interesse comum, tendo destacado o interesse do Governo Norte-Americano sob a liderança de Donald Trump neste processo.
Reiterou a predisposição do seu país para formalizar instrumentos de cooperação nos diferentes domínios da economia, como resultado da realização da referida Cimeira.
Noah Zaring informou a secretária de Estado que o seu país pretende desenvolver parcerias não apenas comerciais, mas também centradas na assistência humanitária e no progresso sustentável dos países africanos.
O diplomata enalteceu, igualmente, o papel do Presidente Angolano, João Lourenço, enquanto Presidente em exercício da União Africana, na defesa dos interesses africanos e na consolidação dos processos de integração regional.
Recorde-se que as relações político-diplomáticas entre Angola e os Estados Unidos da América foram formalizadas no dia 19 de Maio de 1993.