O Presidente de Angola, João Lourenço, vai participar no fórum de negócios China- Angola que acontece amanhã, Sexta- feira,16, onde será assinado um Memorando de Entendimento Estratégico entre o Instituto Geológico de Angola (IGEO) e a Gabinete de Geologia e Recursos Minerais de Jiangxi, em Beijing
O presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola (IGEO), José Manuel, disse ao jornal OPAÍS que Angola passará a partilhar conhecimento sobre o potencial geológico mineiro com a sua congénere chinesa, por via de um memorando que será assinado amanhã, durante o Fórum de Negócios entre os dois países.
José Manuel referiu que os memorandos que serão assinados entre os organismos vão servir para colaborar em aspectos de interesse- comum, com vantagem para ambas as partes. Para o IGEO, sublinhou, esta assinatura representa o adquirir de conhecimento como é o caso das Terras Raras, fundamentais para a fabricação de telemóveis, microfones, telefones e plasmas, entre outros produtos. Na ocasião, serão apresentados o potencial geológico-mineiro, as oportunidades de investimentos, a legislação que rege a actividade mineira, bem como os projectos mineiros existentes que demandam investimento ou parcerias financeiras.
“A China sempre foi um gigante na economia mundial e depende dos recursos minerais, mais concreta- mente de recursos naturais, porque sem eles não teríamos a vida que hoje temos”, disse. O evento será realizado à margem da visita do Presidente da República, João Lourenço, à China, com o tema “Investimento em Angola”, sob direcção do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
João Lourenço, que inicia esta Sexta-feira uma visita oficial de três dias, vai participar no Fórum de Negócios e manter encontros com empresários do gigante asiático que já operam em Angola ou o pretendem investir no país. Estão previstas abordagens de estratégia futura das relações bilaterais entre os dois países.