Angola e Cabo Verde deram um importante passo na consolidação das suas relações bilaterais com a assinatura de um Protocolo de Cooperação no âmbito do Trabalho e Segurança Social.
A cerimônia aconteceu na Cidade da Praia, no âmbito da visita oficial da ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, à Cabo Verde.
O protocolo, válido para o período de 2024-2027, tem como objectivo fortalecer os laços de cooperação entre os dois países nos sectores do Trabalho e Segurança Social.
Durante o evento, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social do Arquipélago, Fernando Elísio Freire, destacou a importância do acordo como materialização de uma ambição compartilhada por ambos os países.
“Nós, juntos, queremos que Angola e Cabo Verde sejam dois países em que os seus cidadãos se sintam bem. E sentir bem é o cidadão na sua actividade, no dia a dia, possa estar em Angola como se estivesse em Cabo Verde, e um angolano em Cabo Verde sentir-se como se estivesse em Angola,” afirmou.
A colaboração entre os dois países se estende à criação de condições de segurança social robustas, além das pensões já propostas pela Convenção Multilateral da CPLP.
Além da segurança social, o protocolo também aborda a agenda de trabalho digno que ambos os países almejam cumprir.
A assinatura do protocolo simboliza não apenas um compromisso governamental, mas também a continuação de uma amizade profunda e uma aliança estratégica entre Cabo Verde e Angola.
A visita da Ministra Teresa Dias decorreu até ao dia 30 de Maio.