A província de Luanda vai acolher o Fórum Internacional de Negócios, evento que visa promover a boa imagem de Angola no plano internacional, com vista à captação de investimentos junto de grandes entidades corporativas empresariais
Em despacho, o Presidente da República autorizou a despesa de 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil Euros) e formalizou a abertura do Procedimento de contratação simplificada para a aquisição de serviços para a realização do referido Fórum.
O Fórum de Negócios, ainda sem data anunciada, destina-se a captação de investimento priva- do, segundo o despacho, os valores a ele alocado tem como finalidade, a contratação de serviços especializados para a sua realização por uma entidade “com elevada experiência técnica sobre a matéria” para o crescimento e desenvolvimento económico.
Espera-se que o evento reúna individualidades e organizações do mais alto nível, tais como Chefes de Estado e de Governos, membros e representantes de organizações financeiras nacionais e internacionais. Este evento será organizado pela Agência de Investimentos e Promoção das Exportações (AIPEX), a quem foi delegada a prática de todos os actos necessários e subsequentes para a sua materialização.
Entretanto, as despesas inerentes à execução de contrato resultante do referido Procedimento são suportadas mediante recursos próprios da AIPEX. Importar referir que a AIPEX tem como missão aumentar a participação do sector privado não petrolífero no desenvolvimento da economia nacional, através da Promoção e captação de Investimento Directo Estrangeiro (IDE).
Tem ainda a atribuição de as- segurar o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e promover a sua internacionalização, assim como contribuir para a implementação das políticas e programas de substituição das importações e aumento das exportações.