Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) realça EUA, Portugal e Emirados como maiores investidores em Angola, mas dados mostram mais e sinalizam para atenção à Eritreia e Hong Kong
Os projectos avaliados em cerca de USD 2 mil milhões são na sua maioria ligados ao segmento da indústria, disse o presidente do Conselho de Administração daquela instituição, Lello Francisco, que falava à margem de um seminário ligado a Janela Única do investimento (JUI).
Trata-se de investimentos materializados em 69 projectos, segundo Lello Francisco, que recordou que os Estados Unidos da América (EUA), com um volume de USD 3,5 mil milhões, Portugal, com USD 26 milhões, Emiratos Árabe Unidos (EAU), com USD 173 milhões e a China, com USD 292 milhões, são os países com maior volume de investimento no país.
Ao falar sobre as exportações, Lello Francisco disse aquilo que é sobejamente conhecido, o petróleo continua a liderar com 95 por cento, os diamantes de 3 a 4 por cento e os produtos diversos com apenas um por cento.
Nos produtos diversos o desta- que vai para o pescado, a madeira, as rochas ornamentais, fraldas, detergentes e frutas, o que na visão daquele responsável não deixa de ser um bom sinal.
Em jeito de balanço dos últimos cinco anos, Lello Francisco disse haver uma tendência de investimentos direccionados para o sector da indústria, particularmente para o processamento alimentar.
POR: Ladislau Francisco