Agência de Investimento Privado e Pro- moção de Exportações (AIPEX) realizou ontem, na cidade do Uíge, um seminário dirigido aos gestores públicos e investido- res da região, com objectivo de divulgar a Janela Única de Investimento
A Janela Única do Investimento é um mecanismo legal criado pelo Executivo para facilitar o processo de investimento nacional e estrangeiro no país.
O seminário, que teve como prelector o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Lelo Francisco, apresentou as vantagens deste mecanismo que visa reduzir a burocracia na Administração Pública, promoção e alinhamento dos processos nos órgãos da Administração Pública, celeridade e asseguramento da boa execução dos projectos de investimento.
Para garantir um ambiente de negócios favorável no país, Lelo Francisco disse ser fundamental que os órgãos da Administração Pública e os investidores absorvam conhecimentos necessários e que cumpram as leis que visam facilitar o processo de investimentos a nível local, segundo a Angop.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico e Integrado, Marcelino Ferreira, em representação do governador provincial do Uíge, mostrou-se satisfeito pela realização do seminário, tendo reafirmado a aposta do governo local na melhoria do ambiente de negócios.
O encontro contou com a participação dos membros das administrações municipais, da Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, do Banco Nacional de Angola, dos Serviços de Migração e Estrangeiros, da Administração Geral Tributária, entre outras instituições.