Presidente do Conselho de Administração da AIPEX explica que os projectos, fora do sector petrolífero, estão avaliados em mais de 5,6 mil milhões de dólares em investimento
Nos últimos cinco anos a Agência de Investimento Privado e Pro- moção das Exportações (AIPEX) registou um total de 13 projectos de investimento de origem norte-americana, com destaque para os sectores das telecomunicações e indústria petroquímica, com os projectos Africell e refinaria do Soyo, avaliados em 281 milhões e 3,5 mil milhões de dólares, respectivamente.
No sector das energias renováveis, há o registo do financiamento de um dos maiores projectos de produção de energia solar do continente africano, que está a ser implementado em Angola com financiamento norte-americano, como avançou a OPAÍS o responsável da AIPEX, Lello Francisco. Conforme a fonte, são cerca de 1,9 mil milhão de dólares, para construção de dois parques solares e mini grids.
No sector dos transportes e logística, há também um forte interesse dos EUA em participar no projecto Corredor do Lobito. No total, o investimento americano fora do sector petrolífero é de 5,68 mil milhões de dólares americanos, números que, segundo o responsável, permitem dizer que nos últimos cinco anos tem havido sinais de aumento do interesse de empresas americanas, fora do sector petrolífero, na economia angolana.
Para Lello Francisco, as relações bilaterais entre os Estados Unidos da América e Angola deverão, seguramente, estar a viver o seu ponto mais alto, sendo que ao nível do comércio, o petróleo é o principal produto de exportação, com a balança a pender favoravelmente para o nosso país. Explicou que através do AGOA, o mercado norte-americano está aberto a outros produtos angolanos, principalmente de origem agrícola e que beneficiam pequenas e médias empresas nacionais.
Esta abertura, disse o responsável, ganha outro contorno porque a AIPEX tem os EUA como mercado prioritário para atracção de investimento, com foco nos segmentos relevantes para a segurança alimentar.
POR: Ladislau Francisco