Esta evolução reforça a rede de distribuição da ASR, proporcionando aos corretores em África e no Médio Oriente, um acesso mais fácil e eficiente ao mercado da Lloyd’s através da sua empresa de serviços.
A ASR Ltd está agora habilitada a subscrever riscos até ao montante de 10 milhões de dólares nas suas áreas de negócio, que incluem violência política e terrorismo, energia, construção, propriedade e responsabilidade civil.
Prevê-se a inclusão de áreas adicionais, sujeitas às devidas aprovações. De acordo com uma nota que chegou ao jornal OPAÍS, em consonância com os valores fundamentais e o objectivo estratégico da ASR de impulsionar a capacidade interna dos mercados em desenvolvimento, este avanço permitirá à ASR tirar partido da marca global e das licenças da Lloyd’s para colmatar o défice de capacidade em África.
“Além disso, complementa as parcerias já existentes da ASR com outras resseguradoras internacionais e africanas, ajudando os parceiros da ASR a reter riscos de forma eficaz, ao mesmo tempo que reforça a presença da Lloyd’s no continente africano e além- fronteiras”, lê-se.
Para Martin Boreham, que é o subscritor activo do Syndicate 2454 e director de subscrição na ASR, o ASR Syndicate 2454 foi criado com o intuito de aumentar a capacidade de alta qualidade para o mercado africano, tendo como meta inicial a subscrição de um prémio bruto de aproximadamente 70 milhões de libras esterlinas para 2024.
“Contamos com uma equipa excepcional de subscritores em Londres, e este desenvolvimento permitirá ao ASR Syndicate 2454 tirar o máximo partido da presença no mercado da Africa Specialty Risks e da sua rede de distribuição.
Este acordo disponibiliza aos corretores africanos o acesso ao papel A+ da Lloyd’s e representa um passo importante rumo à nossa ambição de nos tornarmos a referência do mercado da Lloyd’s para o continente”, sustenta.
A Africa Specialty Risks (ASR) é um grupo de (re)seguros especializado em África e no Médio Oriente que oferece soluções abrangentes de mitigação de riscos através de subscrição de alta qualidade para clientes locais e globais.
Com operações em Londres, Maurícia, Bermudas e Marrocos, a ASR já participou na redução de riscos de projectos e activos avaliados em 28 mil milhões de dólares em 66 países desde o seu lançamento.
Para além das suas resseguradoras nas Bermudas e na Maurícia, o modelo único de coresseguro da ASR envolve a colaboração com empresas de (re)seguros locais e internacionais.
Em 2024, a ASR lançou o Sindicato 2454, o primeiro sindicato focado em África a operar na Lloyd’s. Mikir Shah, director executivo da ASR, afirma que “este é mais um marco importante no nosso percurso para alcançar o objetivo de colmatar a lacuna de seguros em África.
Permite-nos proporcionar acesso aos corretores africanos locais e distribuir melhor a nossa capacidade da Lloyd’s no continente, mantendo sempre os mais elevados padrões de serviço e fiabilidade”.
O grupo ASR oferece cobertura em diversas áreas, incluindo Risco Político, Crédito Comercial, Violência Política e Terrorismo, Propriedade, Energia, Construção, Responsabilidade Civil, Seguros Paramétricos e Tratados.
A ASR também disponibiliza uma solução completa de cativas para empresas e instituições financeiras.
A ASR conta com o apoio do Fundo IV da Helios Investment Partners, beneficiando da sua extensa presença em África, bem como do seu conhecimento e experiência nos mercados-chave da ASR.