A Abu Dhabi Ports – ADP destinou 251 milhões de dólares para modernizar o Terminal Polivalente do Porto de Luanda, anteriormente operado pela Unicargas, para expandir as operações logísticas, segundo revelações feitas ontem durante a assinatura dos acordos entre a multinacional e a Unicargas.
O investimento poderá aumentar para 410 milhões de dólares ao longo do prazo da concessão, dependendo da demanda do mercado. Essa modernização inclui a expansão da área de concessão de 178.000 m² para 192.000 m², melhoria da parede de cais, aquisição de guindastes de última geração e a profundidade do calado aumentada de 9,5 metros para 16 metros de profundidade.
A conclusão da remodelação está prevista para o terceiro trimestre de 2026, aumentando a capacidade de movimentação de contentores de 25.000 TEUs para 350.000 TEUs, e o volume de veículos RoRo para mais de 40.000 unidades. Conforme o CEO do ADP, Mohamed Juma Al Shamisi, os acordos assinados reforçam o compromisso da empresa de investir em Angola.
“A modernização do terminal atrairá as principais companhias marítimas globais, oferecendo elevados níveis de eficiência e qualidade de serviço, beneficiando as nossas duas nações e outras partes interessadas, incluindo os clientes”, enfatizou. Por outro lado, o CEO Regional, Mohamed Eidha Tannaf AlMenhali, disse que estão satisfeitos porque Angola é um parceiro muito importante para o Grupo.
“Vamos trabalhar com a gestão local e com as equipas da Unicargas e da Multiparques para alavancar o conhecimento e a capacidade de garantir uma transição suave e trazer novas oportunidades de crescimento e de desenvolvimento de negócios”, sublinhou.
Por sua vez, o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, disse que o Porto de Luanda é crucial para a economia angolana, movimentando mais de 76% do volume de contentores e carga geral do país.
Além disso, é um importante centro de transbordo para a África Centro-Oeste, facilitando o comércio marítimo para países africanos sem litoral, como a República Democrática do Congo e a Zâmbia. Ricardo D’Abreu afirmou que esta parceria estratégica com o AD Ports Group faz parte de um esforço mais amplo para modernizar a infra-estrutura do porto e expandir o alcance comercial.
“Essa colaboração é um marco significativo na nossa missão de melhorar nossas capacidades logísticas e estimular o crescimento económico em toda a região”, sublinhou.
Já o coordenador do Comité de Gestão da Unicargas, Joaquim da Piedade, enfatizou que a Unicargas olha para a parceria com o Grupo AD Ports como uma oportunidade transformadora para alavancar conhecimentos e recursos globais, para acelerar a modernização e expansão do Porto de Luanda e da infra-estrutura logística.
O responsável sublinhou que este grupo assinou um compromisso com o governo angolano em Janeiro de 2023, no qual pretendia realizar um conjunto de investimentos no sector logístico para contribuir para aquilo que se pretende transformar Angola no centro logístico para a região.
Facturação da Unicargas em 2023 Joaquim da Piedade sublinhou que a empresa que representa, a Unicargas, registou uma facturação de 15 mil milhões de kwanzas em 2023. Segundo o responsável, com uma nova parceria, espera-se uma grande expansão no sector portuário. Actualmente, o Porto opera apenas com 10% de sua capacidade, principalmente devido à pro- fundidade de apenas nove metros, o que limita a movimentação de navios maiores.
O plano é aumentar essa profundidade para 16 metros nos próximos 18 meses, abrindo caminho para um crescimento substancial nos negócios. O investimento necessário para essa expansão é estimado em 253 milhões de dólares ao longo dos próximos três anos.
O responsável sublinhou que, com a infra-estrutura portuá- ria modernizada, a Unicargas poderá operar navios de até 9 mil TEUs, um aumento significativo em comparação aos actuais 1000 TEUs. A previsão é que essa iniciativa possa triplicar a receita da Uni- cargas em cerca de 45 mil milhões de kwanzas, trazendo mais prosperidade para a empresa.