Um total de USD 21,7 milhões é montante que a Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P) arrecadou, recentemente, em Luanda, com a realização do sexto leilão de diamantes brutos. No evento, que superou as expectativas dos produtores, a empresa acima referida vendeu pedras especiais de diamantes brutos das Sociedades Mineiras de Catota, Chitotolo, Kaixepa, Lulo, Luminas, Lunhinga, Uari e da Cooperativa Moquita.
“Não obstante a situação actual do mercado, caracterizada por elevados stocks de diamantes lapidados e escassez de liquidez, o valor total líquido arrecadado da licitação foi de USD 21,7 milhões com a venda de 1.206,91 quilates”, diz a SODIAM, em nota de imprensa, a que OPAÍS teve acesso. Segundo a organização, o 6º leilão de diamantes em bruto, em Luanda, cujas sessões de avaliação decorreram de 8 a 18 do corrente mês, nas instalações da SODIAM E.P, compreendeu a apresentação de propostas, submetidas por via electrónica, até às 10h00, de Sexta-feira, no site www.sodiamsales.com.
A SODIAM esclarece que esteve em licitação um conjunto diversificado de 36 pedras especiais, sendo sete da Sociedade Mineira de Catoca (que renderam USD 2,3 milhões), uma da Sociedade Mineira do Chitotolo (que rendeu USD 4,0 milhões), 19 da Sociedade Mineira do Kaixepa (que renderam USD 2,1 milhões), quatro da Sociedade Mineira do Lulo (que renderam USD 10,7 milhões) e duas da Sociedade Mineira do Luminas (que renderam USD 970,3).
A diamantífera nacional vendeu ainda uma pedra da Sociedade Mineira do Lunhinga (que rendeu USD 521,1 mil), uma da Cooperativa do Moquita (que rendeu USD 11,1 mil) e uma da Sociedade Mineira do Uari (que rendeu USD 1,1 milhão). “Participaram no leilão 41 em- presas das principais praças diamantíferas mundiais”, diz. De acordo com a organização, as regras detalhadas de participação foram fornecidas aos participantes e as marcações para visualização foram feitas através do endereço: booking@sodiamsales.com.
Explicou que no formato actual de leilão, para o acto de compra de diamantes, as empresas participantes apresentam as suas licitações de forma remota, em modelo fechado, na plataforma electrónica “online” criada para o efeito, modelo que gera maior transparência no processo e que permite obter um maior valor comercial para as pedras disponíveis.