O Inspector-Geral da Administração do Estado (IGAE), Ângelo da Veiga Tavares prometeu, em declarações à imprensa, que vai tornar a instituição mais incisiva, tendo entre alguns desafios, actuar sem esperar por denúncias dos cidadãos, e quer mover a sua acção ao nível dos municípios
O Inspector-Geral da Administração do Estado (IGAE), Ângelo da Veiga Tavares foi, ontem 9 de Agosto, recebido, em audiência, pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira. À saída da audiência, o responsável da IGAE disse tratar-se de um encontro de cortesia e de reforço das relações entre as duas instituições, visto que assumiu as funções faz pouco tempo.
O Inspector-Geral da Administração do Estado, segundo declarou à imprensa, aproveitou a ocasião para pedir também à Assembleia Nacional, a melhoria de alguns diplomas que concorrem para o combate à corrupção e até mesmo a aprovação de novas leis. Salientou ainda que a IGAE não quer esperar apenas pelas denúncias dos cidadãos. Por isso, anunciou a criação de estruturas nos 164 municípios, das 18 províncias do país. Segundo Ângelo da Veiga Tavares, o projecto-piloto arranca em Luanda e já há concertação com o Governo Provincial, para a materialização e prosseguimento deste desafio.
“Os cidadãos são os primeiros inspectores, mas vamos ir ao encontro das instituições do Estado para aferir se estão a cumprir escrupulosamente o estipulado na lei”, destacou. Ângelo da Veiga Tavares, que substitui, Sebastião Domingos Ngunza, no cargo, referiu ter encontrado, uma IGAE com aspectos positivos e assim como negativos, referindo que a equipa técnica está a trabalhar de modo a aferir em que pode melhorar “a revisão de processos, por exemplo”, sustentou.
POR: José Zangui