O balanço da direcção de operações do SPCB, apresentado ontem, 30, pelo director subcomissário bombeiro Pedro Bambi, dá conta que houve um aumento de sete casos em relação ao número de ocorrências no período homólogo. Isto é, no fim-de- semana em questão, foram registadas 123 ocorrências pelo SPCB em todo o país.
As 123 ocorrências estão divididas em 34 (+07) ocorrências por patologias diversas, 17 (-02) incêndios, 13 (-05) acidentes de viação, seis emergências obstétricas, cinco descargas atmosféricas, igual número de presumíveis afogamentos, queda de árvore, de agressões físicas, mal-estares, bloqueios de portas de residências, seis invasões de insectos (abelhas), quatro derrames de combustível, um abandono de um recém-nascido.
O director, subcomissário bom- beiro Pedro Bambi, referiu que o destaque recai para as quedas pluviométricas que se registam um pouco por todo o país, cujos danos materiais e humanos chamam a atenção do SPCB. Das 63 (+1) vítimas, 15 são mortais, sendo cinco por descargas atmosféricas, igual número por presumíveis afogamentos, um por acidente de viação, um por mal- estar, um por abandono de recém- nascido, um por queda de árvore e um por inalação de substância tóxica.
No campo das mortes, houve um aumento de dois mortos em relação ao período anterior e, aqui, o caso das mortes por descarga atmosférica aconteceu nas províncias de Cuanza-Norte, Benguela, Zaire e Malanje. A província de Malanje foi a mais afectada pelas descargas, tendo registado duas mortes.
Por volta das 13 horas do dia 27 de Dezembro, no município de Cangandala, registaram-se chuvas moderadas acompanhadas de trovoadas, tendo causado duas vítimas mortais, por descarga atmosférica.
Os cidadãos que em vida respondiam pelo nome de Manuel José Muxinda, de 24 anos de ida- de, e Fernando José, de 36 anos de idade, perderam a vida quando os mesmos pretendiam se proteger da chuva debaixo de uma árvore. Foram surpreendidos por um raio que provocou-lhes morte imediata.
Por outro lado, na província do Zaire, por volta das 00 hora do dia 27/12/24, registaram-se chuvas fortes acompanhadas de trovoadas, no município do Mbanza Congo, tendo causado a morte imediata de um cidadão, que em vida respondia pelo nome de Pedro Fernandes, de 19 anos de ida- de, na Comuna do Nkiende, a 30 km da sede Municipal. Noutro campo, o relatório apresenta dados de incêndios, um total de 17 (-02) incêndios de pequenas proporções, sendo oito de classe A, seis de classe D e três de classe C.
A zona suburbana foi afectada com 10 incêndios e a zona urbana com sete incêndios, cujas causas foram curto-circuito (12), por determinar (dois), negligência (dois) e um caso de auto-aquecimento.
O SPCB desenvolveu, ainda neste período, actividades profiláticas e pré-operativas, num total de 904, subdivididas em 295 campanhas de sensibilização; 285 patrulhamentos apeados na orla marítima e fluvial; 127 protecções aos banhistas; 74 asseguramentos; 53 assistências a aeronaves; sete fiscalizações; duas inspecções; 17 vistorias e seis vigias, e oito palestras. Todo o trabalho operativo envolveu, a nível nacional, um to- tal de 2.564 bombeiros.