A circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 180, no troço Saurimo/Lucapa, condicionada há mais de cinco anos, foi restabelecida este sábado (11), com a conclusão e inauguração da ponte sobre o rio Muangueji.
A conclusão dessa ponte, com 138 metros de comprimento e 11 de largura, vem melhorar a mobilidade dos automobilistas e peões, bem como a ligação rápida com a vizinha província da Lunda Norte, através da EN 180.
O acto inaugural da respectiva infra-estrutura coube ao ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, tendo marcado o acto central das comemorações dos 48 anos da Independência Nacional, que se assinala hoje.
Na ocasião, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, ressaltou que a conclusão da ponte representa a resolução de mais um problema que constituía um dos grandes obstáculos para os automobilistas deste troço, principalmente no tempo chuvoso.
“Hoje começa uma nova mobilidade de pessoas e bens, que naturalmente vai proporcionar mais crescimento entre as duas províncias (Lunda Sul e Lunda Norte), assim como interligar com a EN 230, que também encontra-se em obra”, afirmou.
A empreitada foi orçada em nove milhões e 348 mil dólares norte-americanos.
A par da ponte sobre o rio Muangueji, o dia de hoje também foi marcado pela inauguração do Comando Provincial de Viação e Trânsito, que, doravante, permitirá emitir cartas de condução, livretes e títulos de propriedade de viaturas, a nível da província da Lunda Sul, num investimento de 362 milhões e 200 mil kwanzas.