O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) registou um sismo de classe moderado, antes de ontem, na província do Cunene, que se propalou para a província da Huíla.
De acordo com um comunicado que chegou à redacção do jornal OPAÍS, um sismo com epicentro no extremo oeste do Cunene foi sentido em localidades da província da Huíla.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica diz que houve a ocorrência do sismo de magnitude 4.6 na escala Richter, de classe moderado.
Com o epicentro detectado aproximadamente 143 km a Oeste da Cidade de Ondjiva, província do Cunene, o INAMET informa que, pela natureza deste tipo de fenómeno, as ondas sísmicas se propagam desde o ponto do epicentro até às regiões próximas e, “dependendo da magnitude, os tremores causam danos humanos e materiais a quilómetros de distância do epicentro”, sustenta.
O comunicado diz ainda que, pela localização do epicentro do fenómeno sísmico, ocorrido no Extremo Oeste da província Cunene, naturalmente, algumas localidades da província da Huíla também sentiram o mesmo, como relatado nos municípios do Gambos e Cahama.