De acordo com uma fonte do Governo Provincial, neste momento, o paciente que representa o primeiro caso de cólera confirmado na província já se encontra recuperado e está no seio familiar.
Ainda está por se apurar a origem do contágio, mas tudo indica que tenha sido proveniente de Luanda, pois, o cidadão em causa tem antecedentes de contacto com parentes próximos provenientes de uma área afectada pela cólera na capital do país.
Segundo ainda esta fonte, consta que o paciente foi identificado no dia 23 de Janeiro de 2025, tendo imediatamente recebido os primeiros socorros no posto médico da mesma localidade e teve alta três dias depois.
Vale ainda realçar que durante as visitas, casa à casa, às famílias residentes na aldeia, as autoridades sanitárias da província procuraram identificar os contactos com sinais e sintomas da doença e nenhum deles apresentou queixa.
Por seu turno, o governador provincial, João Diogo Gaspar, apercebendo-se da identificação inicial do primeiro caso, orientou a mobilização das equipas de vigilância epidemiológica para o terreno.
Por: Onésimo Lufuankenda