Um cidadão, de 54 anos de idade, que exerce a função de pastor da Igreja Tocoísta, na província do Uíge, foi detido ontem por pesarem sobre si acusações de ter abusado sexualmente de uma menor de 12 anos de idade.
A detenção, que foi feita pelo Serviço de Investigação Criminal no Uíge após receber uma denúncia, deu-se na quarta-feira, 13, no município do Mucaba, na aldeia identificada como Imbondeiro.
De acordo com o porta-voz do SICUíge, Zacarias Fernando, o pastor, de 54 anos de idade, pertencente à Igreja Tocoísta, é indiciado do crime de abuso sexual contra uma menor de 12 anos de idade.
A menina, depois de participar da oração matinal com outros irmãos da igreja, acabou por ficar sozinha no local, tendo-se o “predador” aproveitado da situação.
“Com a ausência dos outros menores, o pastor obrigou a vítima a entrar no gabinete pastoral, despiu-lhe as vestes e posteriormente realizou o coito ilícito.
Este pastor foi surpreendido por alguns membros da igreja, que prontamente accionaram o SIC, e procedemos à detenção”, conta.
Entretanto, o porta-voz acrescentou ainda que, na entrevista preliminar mantida com a menor, esta afirma que o abuso já vem a acontecer há algum tempo, tendo o pastor usado a coacção como forma de silenciar a menina.