No âmbito do processo de transformação digital da mobilidade urbana, a partir do mês de dezembro, a Empresa Nacional de Bilhética Integrada-ENBI pretende substituir o pagamento de bilhetes diários nos autocarros pelo uso regular do passe GiraMais em seis províncias onde se encontra instalado o sistema de bilhética, nomeadamente Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Malanje e Cabinda.
Segundo a nota de imprensa da Empresa Nacional de Bilhética Integrada que a Redacção On-line da RNA teve acesso, este ano começa a retirada gradual do pagamento da tarifa a bordo dos autocarros públicos, prevendo-se que no final do primeiro trimestre de 2025 os passageiros utilizem regularmente o passe
GiraMais para as suas deslocações.
A medida enquadra-se no âmbito da modernização e da transformação digital em curso no transporte urbano de passageiros e visa simplificar o processo de pagamento, reduzir os riscos associados ao manuseio de dinheiro em locais públicos, e melhorar a eficiência operacional das empresas operadoras.
Na província de Luanda esta decisão vai ser implementada, numa primeira fase, a bordo
dos autocarros que circulam entre a Avenida Deolinda Rodrigues (Km 30 – 1º de Maio),
a Avenida Fidel de Castro (início Via Expressa – Vila de Cacuaco) e a Estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco – São Paulo e Vila de Cacuaco – Baleizão). Em Benguela, na rota Baía Farta-Benguela-Catumbela -Lobito. Na Huíla vai ser aplicada à rota Estátua da Liberdade-Centralidade da Quilengues e Eiwa–Mercado do Mutundo. No Huambo será implementada na rota Huambo-Caála, mas também, para a província de Cabinda, nas rotas Chiloango–Pioneiro Zeca e Chilongo – Subastando, e, para a província de Malanje, nas rotas Mercado da Catela – Mercado da Chau ande e Mercado da Catela – Mercado de Canga ndala.
Fonte; RNA