O jornalista e escritor Ismael Mateus morreu na manhã de hoje, Terça-feira, 1, vítima de acidente de viação ocorrido na Avenida 21 de Janeiro, em Luanda.
A viatura em que seguia, o também conselheiro do Presidente da República, de marca Toyota Land Cruiser, embateu sobre um objecto fixo e causou a sua morte.
Os dados preliminares da Polícia Nacional apontam a possibilidade de o acidente ter como base excesso de velocidade.
Em declarações à rádio Luanda Antena Comercial (LAC), Luísa Rogério, presidente da Comissão de Carteira e Ética, lamentou a sua morte, descrevendo Ismael Mateus como um dos grandes defensores de causas nobres e que sempre esteve ligado ao jornalismo, apesar de já não exercer.
Além de jornalista e escritor, Ismael Mateus era um dos analistas políticos mais ouvidos do país. Até a data da sua morte, apresentava os seus comentários num programa de análise na TV Girassol, com denominado Visão de Ismael Mateus, emitido a sexta-feira.
Ismael Mateus foi secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolano (SJA), quadro da Rádio Nacional d Angola, antigo director do Instituto Formação de Administração Local (IFAL) e professor universitário.
Notícia em actualização.