O crime aconteceu na aldeia de Gila-Ngola, comuna da Vista Alegre, numa altura em que a mãe da infeliz, o irmão mais velho, juntamente com o pai António Yambi, caminhavam para a lavra.
No percurso, António Yambi, que confessou o crime, à dada altura, acelerou os passos e desviou com a menor para um outro caminho, onde seguidamente quebrou o pescoço da filha, Flora Yambi, que conheceu a morte no local, tendo abandonado o cadáver e se colocado em fuga.
Segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Uíge, Zacarias Fernando, mãe da falecida, em declarações preliminares a este órgão, disse que o marido sempre reclamava do facto de a filha fazer xixi na cama frequentemente, tanto é que, às vezes, às manhãs, batia na criança sob este pretexto.
O Serviço de Investigação Criminal desencadeou diligências, em sequências investigativas, que resultaram na detenção do acusado, na sexta-feira passada, 24 de Maio, no posto de controlo da polícia, situado na ponte sobre o Rio Dange, numa altura em que o acusado tentava fugir para Luanda. O cidadão é indiciado no crime de homicídio, de que é vítima a sua própria filha, de 3 anos, e já foi apresentado ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes.